DOMINGO, 1 DE NOVEMBRO DE 2009
Inveja e Vaidade
O primeiro registro que se tem notícia sobre a inveja vem da Bíblia. Caim matou seu irmão Abel simplesmente por invejá-lo. Hoje, há outras formas de morte - que não a física – como a tentativa da morte moral.
Já durante o BBB9, Francine foi alvo fácil. Seus gestos, atitudes, palavras foram motivo de longas e intermináveis discussões dentro do BBB e fora dele, seja nos halos, nas comunidades, na imprensa, na boca do povo. Todo aquele que se destaca – e principalmente que se revela sem máscaras – incomoda aquele que vive atrás de uma segunda pele. Parece que hoje viver uma aparência, uma mentira, uma ficção é algo tido como normal, comum, corriqueiro. Francine entrou no BBB e quebrou todos os paradigmas, principalmente por ser uma ex-miss e ostentar uma imagem de “perfeição”.
Francine omitiu dentro de um JOGO que tinha um pai ausente, por que ela não queria ser coitadinha nem vista com olhos de pena. Francine brigou, colocou o dedo na cara de quem ousava chamá-la de burra e mostrou a todo o país que mais vale o ouro da verdade do que o cobre da dissimulação.
Francine REINVENTOU o BBB já tão batido e maçante depois de 8 edições. Francine foi o DIVISOR DE ÁGUAS neste BBB9. Ela ousou como nenhum outro participante, por que para ousar é preciso ter PERSONALIDADE e isso ela mostrou que tem de sobra. Francine entrou no BBB para ser diferente e não para ser mais uma e, para isso, não precisou se preparar durante 8 anos.
Francine Piaia, ex-miss, revelou-se logo no 1º dia, quando teve a criatividade e a presença de espírito de usar uma bacia como piscina para simplesmente se refrescar. Francine usou laços coloridos na cabeça, na testa, andava de meias e chinelos, descabelada, engordou, emagreceu, sorriu, chorou, brigou, AMOU. Foi intensa
Francine ditou e dita a moda. Francine vai da beleza estonteante de uma grande produção para uma festa, ao acordar descabelada e de rosto amassado em rede nacional, sem medos, sem travas, sem frescura, sem pudor.
Adriano do BBB1 criou a expressão “paredão”, imortalizada até hoje. Francine criou o “conversionário”, o “coisear”, o “faixa preta”, o BENHÊ, dentre tantas outras expressões. Francine humanizou um “jogador” pequeno e inexpressivo, que se achava mais do que realmente era – uma mentira repetida várias vezes torna-se uma verdade absoluta. Francine deu sentido a palavra amizade. Francine deu vida a última e entediante semana do BBB9. Sem ela e suas brincadeiras, tiradas, aulas, namoro, provocações, tudo teria sido um verdadeiro lugar comum. Todos estavam exaustos e ela continuava firme na sua busca.
Foi via Francine que se criou do lado de fora da casa a expressão “maxine”. Foi via Francine que torcidas acaloradas viraram dias, noites e madrugadas votando incansavelmente em um casal “perfeito”, por que ela tornou tudo perfeito e real. Foi via Francine que a cor rosa voltou com toda sua força. Foi via Francine que existiram edições divertidas e um PPV onde só dormíamos quando ela se recolhia, afinal não dava para perder nada, tudo era simples, gostoso e interessante demais.
Francine deu leveza e graça a expressão “sua louca, vai se tratar”. Hoje dizemos isso entre amigos e não soa como uma ofensa. Francine criou o PITCHO e todas as variantes dele, que pode ir de um bom carão até uma interjeição de espanto.
Francine falou de todos os assuntos – incluindo sexo – sem que parecesse grosseiro, vulgar, baixo nível. Francine passou por cima da sua intuição para viver aquela casa em toda sua intensidade; sobrou ingenuidade; faltou-lhe, talvez, um pouco mais de malícia.
Francine foi fiel aos seus até o último segundo dentro daquela casa e, principalmente, após sua saída. Francinealegrou-se imensamente com a vitória do que parecia ser um amor e esqueceu 3 meses de profundos e amargos momentos de um JOGO, por que ela foi HUMANA.
Hoje, 6 meses após o final do BBB9, Francine continua aí, linda, exuberante, simples, humilde, verdadeira, íntegra, honesta e principalmente sendo ela mesma, sem capas ou vernizes Francine. tem hoje um dos maiores fãs-clubes de ex-bbb’s ativos e atuantes. Francine multidões onde passa. Francine desperta discussões acaloradas nos halos. Francine vende notícias e acessos fáceis na internet. Francine é cobiçada por tv’s.Francine pode se dar ao luxo de escolher que trabalho ela quer realizar. Francine posou para uma revista masculina sem precisar ser comum e vulgar e vendeu muito. Francine apareceu SOZINHA na capa de uma revista especializada em casamentos, por que sua imagem é forte o suficiente para isso.
Francine é sinônimo de alegria e sucesso. Francine tem um sorriso sempre aberto no rosto e esse sorriso nunca se repete, por que ele é dado de coração, mesmo que seus olhos estejam entristecidos ou cansados.
Francine foi, no jogo, um terceiro lugar. Mas diante dos fatos não há argumentos e ela verdadeiramente foi a CAMPEÃ deste BBB9. Sem ela o jogo teria sido até interessante, mas nunca inesquecível.
Francine hoje é seu próprio Porto seguro – como sempre foi a vida inteira. Francine não se encosta em Pinheiros, nem tenta usar da sua sombra para aparecer. Portos ePinheiros não fazem uma pessoa vencedora, mas caráter sim.
Francine foi e é o nome e a referência do BBB9. É hoje e será sempre, pois superá-la não será tarefa fácil.
Ah, mas falávamos da inveja. Afinal, de que é feita a inveja?
Aquele que inveja, tem necessidade de ter o que é do outro – seja uma coisa material ou simplesmente a felicidade de alguém - e nesse caminho nada nem ninguém pára seu desejo incontrolável e obscuro. Inveja e vaidade caminham lado a lado, como se namorados fossem. Justifica-se, assim, o despeito de algumas pessoas no pós-BBB. O Pinheiro tem inveja do carvalho, sempre forte e altivo. O Porto sempre é vaidoso, afinal quem não gostaria de atracar seguramente em suas margens. Inveja e Vaidade. Companheiros inseparáveis.
Vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula, luxúria. Sete pecados capitais, sete sentenças, sete maneiras de destruir uma vida e ter seu passaporte carimbado para o mais profundo ostracismo quando os holofotes – hoje acesos a todo custo – apagarem. Reconhecem alguém com essas sete “qualidades” aí?
Por Ana C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário